terça-feira, 16 de setembro de 2014

O POETA GENIAL (Retrato do Artista Quando Jovem)



Retrato de James Joyce



Cansei de ser genial:
neon nos letreiros da Broadway
verbete da Enciclopédia Britânica
autógrafos nas coxas de princesas


Uma equipe de televisão espoca o flash
para o que vem a ser um poema inédito
Sou mais popular que Shakespeare e Lennon
e meu rosto está na Praça da Paz Celestial


Poemas dito-os em sânscrito e grego
Miséria é tema de que se ocupam os medíocres
Rimbaud ruboriza em sua estátua
Ah! Baudelaire! Como são venusianas essas francesas!


Cansei de ser selo comemorativo:
entediam-me os títulos de honoris causa!
Irrita-me o assédio das estrelas de cinema!
Nobel é prêmio para flagelados do ego e pincipiantes


Pra inspirar-me prefiro as paisagens italianas
a bordo dos transatlânticos e mulheres puro-sangue
Como Dalí meu cocô é branco como a pulcritude
e os excrementos vendidos a peso de outro na Sotheby's


Sou apenas o orgulho da raça
A quintessência da Poesia!
A última revelação da Beleza!
Olha aí Blake: o dedo de Deus


Quando encerrar meus 15 minutos de glória
regressarei a São Luis numa carruagem de água negra
Lá tenho as mulheres que quero
na praia que escolherei








Luís Augusto Cassas
In A Poesia Sou Eu, vol.1, p. 340



Nenhum comentário:

Postar um comentário