quinta-feira, 10 de outubro de 2013

PISCIS







Sou partidário da água:

rios, regatos e córregos
são fontes de celebração interior.
Um rio parte do coração
e banha as profundezas da alma.
Os braços são dois longos afluentes
correndo subterrâneos para o abraço da vida.
Nas veias serpeia a líquida seiva
que se derrama em um lago de transcendências.
Transformar pântanos em regatos cristalinos
sob o olhar aceso do firmamento - as estrelas -
eis a essência do trabalho da vida!
Muitos querem ser exaltados.
Aceito com paciência a humilhação.
Muitos são seduzidos pela glória e o poder.
Sou anônimo como o vento e a serenidade
e inútil como o amor e a poesia.
Muitos desejam a imortalidade.
Quedo-me à transformação da matéria
e ao esquecimento.
Enquanto alguns têm os olhos secos
carrego no olhar a chuva de muitas estações.
Como a semente lançada, que enquanto dorme,
floresce sem cessar,
em mim a natureza do seu curso
no dilúvio do tempo e eternidade.
Sou eterno como a gota d'água.
Na fraqueza reside a minha fortaleza.
No meu líquido inconsciente
liberto a angústia dos poetas
dos bêbados e desesperados.
Eu compreendo os incompreendidos,
consolo os que têm sede de justiça,
e aceito (de joelhos) fazer o serviço sujo
de lavar os pés da humanidade.







Luis Augusto Cassas   
In  O Retorno da Aura, p. 120

Nenhum comentário:

Postar um comentário