segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

BIBLIOTECA DE LISBOA




viajei todas as histórias
percorri todos os mares
devastei os  horizontes

bárbaro em alexandria
salvei do fogo a sabedoria
na memória de velhos cupins

expulso em ítaca retornei
com meu exemplar de "ulisses"
devidamente autografado

trópico de capricórnio
zeus plexus e sexus
foram meus companheiros de viagem

meu crime e castigo
é ser eterno quixote
num mundo sem afinidades eletivas

mil e uma noites de experiência:
dante refiz-me em selvas de milton
pra reencontrar o paraíso perdido

museu de vícios: incluídos
os mimeografados as páginas amarelas
as edições piratas e bulas de remédios

exemplar de colecionadores:
incansável salteador de estrelas
mas com alergia e poeira

autobiografia reinventada
no roubo de milhão de personagens:
guloso mas com jejum à psicanálise

devorador de roteiros de amor:
othelo romeu orfeu pierrô
só o meu pobre enredo não me conquistou




Luís Augusto Cassas
In A Poesia Sou Eu, vol. 1, p. 594
Foto da Biblioteca da Universidade de Coimbra



Um comentário: