quarta-feira, 9 de julho de 2014

RETRATO FALADO

São Luis

Nome: São Luís do Maranhão

Idade: (Desconversa)

Idade: (Fala rápido) 386 aninhos. Mas me sinto com menos de 1 ano. Afinal fui tombada “cidade Patrimônio da Humanidade”, em dezembro do ano passado.

Signo: Sou do dia 8 de setembro. Sou virgem. Mas sou amada de Áries a Peixes.

Ascendente: Não sei a hora em que nasci. É o meu maior problema pra fazer o mapa astral. Mas desconfio que seja Escorpião. Sou plutônica.

Profissão: Atualmente, prendas poéticas. Vivo da inspiração de meus bardos. Mas sou múltipla. Trabalho em agência de turismo, sou modelo fotográfico e tenho um brechó. Uma pá de coisas. Fineza obriga.

Mania: De perfeição. Creio que seja uma característica virginiana. Mas me cansa a beleza.

Vício: De ser. Adoro viver.

Um livro: “Ópera Barroca: Guia Erótico-Poético & Serpentário Lírico da Cidade de São Luís”, de Luís Augusto Cassas. Estou apaixonada por mim. E me redescobrindo.

Companheiro atual: Cassas. Ele é de Peixes, signo complementar ao meu que sou Virgem. Sua poesia me torna mais feminina e eu lhe dou um toque barroco, já que de barroco e louco ele não tem pouco. Nossos Mares e Vênus combinam. Que os digam os becos.

Como começou o romance: Escreveu-me muitas vezes. Lembro-me de um trecho. “Minha cidade amada/ cabeça de bacuri/ amai de verdade/ o teu bem-ti-vi”. Voei na dele. Quase viro ruína.

Namorados anteriores: Chagas, Gullar, Tribuzzi, Josué, Jomar, Sarney. Mas já passou a fase Cola Jesus. Agora somos bons amigos.

Prato predileto: Beleza e sensibilidade. O que os poetas têm.

Restaurante predileto: Todos. Da Base da Lenoca até o “Chicos’s”. Adoro cuxá e peixe frito. Mas, cá entre nós, adoro um bifé à bourguignone. Não se esqueça de minha ascendência francesa. (Mas por favor não diga esse detalhe na coluna).

O que te seduziu em “Ópera Barroca”: O charme múltiplo e o tempero do humor.
Adoro humor, gente com senso crítico. Toca-me ser tratada com humor. E, claro, eroticidade.

Por nada no mundo comeria: Azulejos.

Um sonho de consumo: Ser eu mesma. Estou me achando linda.

Uma frase: Conheça-me antes que seu sonho acabe.

Uma paixão: Meu lado histórico. Mas o lado moderno me seduz.

Motivo de orgulho: ser balzaca e ninfeta ao mesmo tempo e estar na linha.

Uma frustração: O bairrismo. Tenho vontade que ele retorne. Sou costela do bairro de todos.

Cor pra seduzir: Todas. Meus tons variam dos crepúsculos do Portinho às auroras do Calhau.

O que não pode faltar em sua bolsa: Poesia. Sou Viciada.

Paisagens preferidas: Muitos lugares da poesia de Cassas, de seu novo livro. Toca meu ego. Uma cidade é uma mulher. Não esqueça disso.




Luís Augusto Cassas



In: Jornal O Estado do Maranhão. Caderno Estilo Mulher, 16.08.1998. p. 3


Nenhum comentário:

Postar um comentário