quinta-feira, 22 de maio de 2014

A REVOLUÇÃO DA COMPAIXÃO NA ÁGUA LUMINOSA DE CASSAS


2008


     Esta obra poética de Luís Augusto Cassas é originalíssima! Fala do Evangelho como boa notícia, usando dois códigos só possíveis em nosso tempo: o código do inconsciente coletivo, onde vivem os grandes arquétipos que são os sonhos ancestrais da humanidade; e o código da astrologia, que fala das Eras de Peixes e de Aquário, este também um código dos grandes símbolos arquetípicos da humanidade.

    Quando se fala de peixes, não se pensa em peixes, mas no seu significado simbólico. Peixes está no lugar do espírito de doação irrestrita, do amor incondicional e da compaixão, espírito este que encontrou no Cristo da fé sua suprema expressão.

     Agora estamos deixando Peixes, sem perder nada de seu valor perene. Entramos em Aquário, o repositório de todas as águas, aquelas que tudo geraram e de onde veio também a vida. A vida quer mais vida. Por isso Aquário representa a solidariedade universal, caminho que leva à plena realização o processo de individuação humana. Unindo Peixes com Aquário, encontramos aquilo que Luís Augusto Cassas chama, com razão, de "a revolução da compaixão". É o tempo a se inaugurar.

    Sua poesia e suas metáforas devem ser entendidas nesse transfundo mítico-simbólico-arquetípico. A mensagem nasce da ecologia profunda e espiritual: "agora dai notícia ao povo/ quem não assumir o lado peixe/ não nascerá de novo". Num outro momento, interpela: "lavai as águas humanos/ santificai o profano/ seremos o que sempre somos/ gotas do mesmo oceano". Ponto alto de sua produção poética é seguramente o Elogio da Delicadeza: "Onde encontrá-la? / Está não estando/ - cuidando dos filhos - / (...) com suas mãos de fada/ jamais nos fascina/ alivia-nos a queda/ reenvia-nos para cima". O sonho final deste evangelho se traduz nesta conclamação: "afogai em lágrimas/ os sonhos de guerra/ transmutando em água/ o sangue da terra/ desfraldai às eras/ a terra prometida/ com o sal da terra/ e a água da vida".

     Seu discurso poético revelando universalidade vem revestido com os peixes, as águas, os rios e o universo ecológico do Maranhão, conferindo especial singularidade ao seu texto, conjugando, com felicidade, o local com o global. 






                                                                                                                   Leonardo Boff





Nenhum comentário:

Postar um comentário